Andressa de Medeiros Venturini
Isabel Cristina Martins Silva
A complexidade de relações e demandas do Ensino Superior eleva o potencial de o ambiente acadêmico se tornar estressor e de intensa sobrecarga. Com o intuito de romper esse paradigma, o Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) da FADISMA construiu uma proposta de trabalho que visa (re) conectar e desenvolver a educação emocional dos acadêmicos com a promoção de valores e criação de um espaço que sirva como suporte social, através da compreensão e respeito. O Projeto “CEMPRE: Construindo uma Comunidade Acadêmica Restaurativa”, através da metodologia das Práticas Restaurativas, notadamente dos Círculos de Construção de Paz, pautado na Teoria de Base de Kay Pranis, constituiu-se na realização de “Círculos de Construção de Paz de Autocuidado” para a comunidade acadêmica da Faculdade de Direito de Santa Maria. Ao término da primeira Edição do Projeto, depreendeu-se que a proposta logrou êxito quanto aos objetivos propostos, sobretudo com o feedback do público-alvo, que demonstrou 100% de satisfação com a atividade, bem como manifestou interesse na continuidade do referido Projeto.
Palavras-chave: Círculos de Construção de Paz. Comunidade Acadêmica. Práticas Restaurativas.