Ricardo Roberto Roque
Faber Brum da Costa
RESUMO: A continuidade das atividades de uma pizzaria artesanal enfrenta grandes dificuldades para se manter num mercado altamente competitivo, nesse sentido, uma boa gestão dos custos é fundamental para que consiga lucratividade. O objetivo desse trabalho foi compreender como os padrões de precificação e os métodos de custeio poderiam contribuir na precificação e na lucratividade dos produtos de uma pizzaria artesanal. O presente trabalho está configurado na linha de pesquisa: contabilidade de custos, auditoria, controladoria e pesquisa, justificando-se pela importância acadêmica, pois, oferece um estudo de caso na área de gestão de custos, com ênfase em uma microempresa, sendo um setor que requer mais estudos acadêmicos. Trata-se de um estudo de caso e a coleta de dados ocorreu através de pesquisa documental, levantamento e observação. Através de informações como: o faturamento, ponto de equilíbrio e margem de contribuição foram aplicados a ferramenta Markup e ainda os métodos de custeios Absorção e Variável. Ao término do estudo, sobre a formação do preço de venda, foi possível compreender que os preços praticados e determinados pelo empirismo não fornece ao gestor a certeza de lucro no preço de venda aplicado, sendo necessário o uso de um método de precificação, como o Markup, para poder determinar com mais precisão o valor de venda que cubra todos os custos e despesas e ainda gere lucro. Concluiu-se ainda, que os dois métodos de custeio são complementares, pois, cada um satisfaz necessidades específicas, como legais no caso do absorção e de gestão no caso do variável.
Palavras-chave: Gestão de lucro. Métodos de Custeio. Precificação. Pizzaria Artesanal.