Nadia Beatriz Casani Belinazo
Fábio Rijo Duarte
Este trabalho trata sobre o estudo comparativo das representações sociais, entendimento e ações realizadas pelos TAEs do IFFar no que se refere a mediação de conflitos, antes e após a participação no curso básico de Mediação de Conflitos e Comunicação Não Violenta, realizado no primeiro semestre, do ano de 2018. A questão que se apresenta é: Em que medida o curso contribuiu (ou não) para compreender e mediar os conflitos? O objetivo é verificar se o curso alterou as representações sobre a mediação de conflitos nas ações cotidianas dos TAEs. A metodologia se constituirá do método dedutivo. O procedimento metodológico será o estudo de caso com abordagem na História Oral Temática, em que se entrevistará cerca de 20 servidores da instituição, que atuam em diferentes setores e campi. Além disso, se fará pesquisa bibliográfica para conceituar e alicerçar o entendimento sobre as categorias de análise. A linha de pesquisa será: Constitucionalismo e concretização de direitos, por se tratar de temática relacionada a meios alternativos de resolução de conflitos.
Palavras chave: Educação. Mediação de conflitos. Representações Sociais.