Elionai de Moraes Postiglione
Janaína Schock Strappazzon
Indaia Schock
RESUMO: As organizações empresariais da atualidade estão inseridas em um contexto tecnológico derivado do nosso processo de globalização, são notórias as evoluções no campo da informação e tecnologia que vem dinamizando os processos e práticas em todos os setores da sociedade. No que tange as relações trabalhistas não foram diferente o E-Social surge como uma proposta de dinamizar e legislar as relações trabalhistas e previdenciárias buscando agilidade e transparência no processo. O E-Social nasce a partir desta necessidade de elevar esta relação a nova realidade social que é uma necessidade de agilidade, transparência e eficiência e tem seus objetivos alicerçados em consolidar e abarcar as obrigações assessorias, em uma única entrega. Para atender essa gama de informações o governo federal busca abarcar neste único envio vários órgãos e entidades atendendo as diversas demandas em um envio único, capaz de atender a necessidade das seguintes entidades e órgãos: Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Receita Federal do Brasil (RFB) (DUARTE, 2013). Nosso estudo bibliográfico estudo buscou integrar as perspectivas de dos autores juntamente com as notas técnicas relativas ao tema: (RIBEIRO, 2015), (ARAUJO, 2016), (CORDEIRO, 2012).
Palavras-chave: E-Social. Sociedade Empresarial. Obrigações Trabalhistas.