Lisete Maria Massulini Pigatto
Luciane Maria Padoin Dias

RESUMO
A experiência educacional desenvolvida na EMEF Aracy Barreto Sacchis na Cidade de Santa Maria visa sensibilizar os educandos sobre os direitos e deveres à cidadania a partir do CDC – Código de Defesa do Consumidor. A proposta faz uma pequena reflexão crítica sobre os paradigmas integracionista e inclusivo, abordando a evolução dos direitos a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos até o Código de Defesa do Consumidor. Justifica-se o trabalho em virtude do novo modelo social inclusivo que visa oportunizar aos educandos o acesso à informação para que construam conhecimentos e exercitem a cidadania de forma saudável numa perspectiva democrática. O trabalho surge a partir da realidade encontrada na escola do estado de pobreza em que muitos educandos se encontram, devido há falta de acesso a saberes fundamentais para o exercício da cidadania. A partir deste contexto se começa a pensar a inclusão escolar e social como um caminho para efetivar as igualdades sociais na diversidade. O trabalho tem como objetivo dar visibilidade a evolução do paradigma inclusivo através do CDC, a partir de uma revisão bibliográfica em uma experiência teórico prática. A fundamentação legal encontra-se no Ordenamento Jurídico, no Programa Nacional de Educação Fiscal, no Conectivismo e Construtivismo (REIS, 2014), na investigação ação fundamentada em Carr e Kemmis (1988) para embasar sua prática. Constata-se que o método organizado à aprendizagem no AEE favoreceu a todos. Conclui-se que o trabalho de extensão contribui significativamente ao exercício efetivo da cidadania.
Palavras chaves: Direitos. Deveres. Cidadania. Inclusão Escolar e Social.

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