Cristian Reginato Amador
João Marcelo Cavalheiro de Vargas
Isabel Cristina Martins da Silva
RESUMO
Apesar das inúmeras tentativas de se alcançar o turnaround educacional, com o escopo de superar metodologias obsoletas e que perpetuam uma realidade escolar negligente e estanque, ainda presencia-se uma reprodução do que se entende por geração do “cérebro de lobo”, uma geração marcada pelo ensino desenvolvido através da força, da autoridade, do controle e da obediência. Percebendo de tal ponto e reconhecendo o papel de cada grupo social na superação da cultura vigente, o Centro de Mediação e Práticas Restaurativa idealizou e desenvolve o projeto “Círculos em Movimento: a construção de uma comunidade escolar restaurativa”, sendo que seu principal objetivo consiste em pensar e repensar as possíveis origens da violência dentro do ambiente escolar, bem como suas relações socioculturais, seu dinamismo relacional e as eventuais maneiras de tornar a escola um ambiente contra e não produtor de vivências violentas. Com isso, a partir destes pressupostos, questiona-se acerca da possibilidade da utilização das práticas restaurativas na transformação de conflitos em ambiente escolar com o objetivo de desenvolver a cultura da não violência e uma educação baseada em valores, sobretudo ao considerar o uso dos círculos de construção de paz como metodologia específica.
Palavras-chaves: Educação. Práticas Restaurativas. Violência.