Graziela Minas Alberti
Maira Angélica Dal Conte Tonial
RESUMO
Frente a realidade imposta pela pandemia do Covid-19, o distanciamento social exigiu que a sociedade mudasse seu modo de ser e viver. Logo, no que tange ao mundo acadêmico, os impactos foram abruptos. As instituições de ensino lançaram mão de metodologias para evitar a suspensão das atividades, aderindo ao Google Meet, Zoom e outras plataformas, além de salas de aula virtuais como Moodle, Google Classroom, etc. É notório que o tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão – sofreram alterações, sendo que as práticas de extensão foram severamente atingidas e o contato direto com a comunidade ficou restrito. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo identificar os principais desafios da extensão universitária em época de pandemia. Para contornar tal situação e não parar as atividades extensionistas, as instituições de ensino fizeram uma migração do real ao virtual. Nesta condição, trouxeram a comunidade para partilhar da tecnologia de forma conjunta, pois conforme Moreira e Schlemmer (2020) novas formatações foram exigidas, para que o intento pudesse ser atingido. Uma vez que, os desafios em tempos de Covid-19 ainda são protuberantes, para que a extensão universitária possa ser de fato implementada, ela deve “[…] caracterizar-se como uma função acadêmica, que compõem o pensar e o fazer universitário, constituindo-se parte integrante do currículo em uma perspectiva de interdisciplinaridade e indissociabilidade entre ensino e pesquisa” (JEZINE, 2004, p. 2). À visto disso, este trabalho insere-se ao contexto do Direito, pois em função da pandemia, houve a necessidade de serem expedidas medidas provisórias, adentradas pelos profissionais de Direito.
Palavras-chave: Desafios. Extensão Universitária. Pandemia.