Marielle Flores Schmitt
Francisco Ribeiro Lopes
A presente pesquisa tem por objetivo central analisar a aplicabilidade do ensino do direito constituinte fundamental de forma lúdica para crianças proporcionando um ambiente transformativo e uma cultura cidadã. Enaltece que a educação é um sistema bem mais complexo e proporcionar um ambiente escolar em um local de aprendizado é um trabalho em equipe, ou seja, pais, educadores, servidores e alunos devem estar em plena harmonia. Dessa forma, pretende-se realizar workshop com os professores e palestras, jogos, apresentação de fantoches entre outros métodos lúdicos para possibilitar o entendimento da presente pesquisa com os alunos. Utiliza-se o método hipotético – dedutivo e a pesquisa é na forma exemplificativa onde há preocupação em demonstrar que a educação é o meio mais eficaz para uma sociedade equânime. Um dos principais papéis da educação é o de capacitar o indivíduo a dominar o próprio desenvolvimento, fornecendo-lhe, o mais cedo possível, o “passaporte para a vida”, levando-o a compreender melhor a si mesmo e os outros, de forma a poder participar da vida em sociedade. A educação é base central para uma sociedade equilibrada, justa e com consciência do seu papel social, ou seja, enaltecer os direitos fundamentais através do lúdico é propiciar o conhecimento e a educação em prol da coletividade. Nesse sentido, o presente trabalho é inserido na linha de pesquisa de Constitucionalismo e Concretização de Direitos. Assim, a referente pesquisa busca enaltecer a necessidade do ensino criativo, lúdico para termos uma sociedade mais equiparada e atores sociais mais informados do seu papel.
Palavras-chave: Desenvolvimento criativo. Direitos Fundamentais. Educação.