Andressa de Medeiros Venturini
Liana Estela Merladete de Souza Pozeczek Koltermann
A Educação passa por significativas transformações, sobretudo em decorrência do robustecimento de um novo paradigma social, marcado pela informatização, cujos corolários são visíveis nas mais diversas esferas sociais. Neste cenário, a relação entre escola e família resta fragilizada perante uma sociedade que desconhece seus direitos e deveres. Por este motivo, o presente ensaio busca, a partir do método dedutivo, recapitular a atuação no eixo “A Educação Jurídica no Contexto Local pelo Aspecto da Cultura” do Núcleo de Estudos em (Web)cidadania da FADISMA. A partir da percepção do papel da extensão comprometida com a articulação ensino-pesquisa, com a perspectiva de retomar o então trabalho focado na sensibilização em torno do cumprimento e formação de professores para o Estatuto da Criança e do Adolescente, deseja-se problematizar a (re)significação da atuação discente no ensino superior jurídico e seu comprometimento social. As atividades foram realizadas em 2014, com o objetivo geral de aprimoramento docente em escolas públicas de Santa Maria. Pretende-se resgatar o histórico das ações, cujos resultados podem ser vislumbrados desde a criação de uma capacitação à realização de pesquisas empíricas para verificar as necessidades dos professores no que tange à temática centro, bem como visitas a órgãos públicos. Enquadrado na área de concentração “Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas”, o trabalho deve abranger a linha de pesquisa “Constitucionalismo e Concretização de Direitos”, preponderantemente no que concerne aos direitos da criança e do adolescente. Sua aspiração é contribuir para o campo de pesquisa, fomentando um perfil discente ativista e conectado às demandas da sociedade da qual faz parte.
Palavras-chave: Ativismo. Educação Jurídica. Estatuto da Criança e do Adolescente. Extensão. Webcidadania.