Vanessa Nascimento Silva

Lívia Pereira Ramos

RESUMO

A educação sofre transições para que esteja em consonância com os anseios da sociedade. Tendo em vista que a característica das novas relações sociais e de mercado são marcadas pela interdisciplinaridade, que possui como foco integrar diversos meios para uma preparação completa de seu público, é necessário que a Universidade convirja com a ideia de que teoria/prática são indissociáveis, definido como práxis, que permite ao estudante a interpretação do ambiente em que se está inserido e a sua posterior transformação (PIMENTA, 2006). Este anseio, no ambiente acadêmico, pode ser atendido pelos projetos extensionistas. O AGESTAR (Assistência Acadêmica em Gestão ao Empreendedorismo Regional) emergiu da necessidade explicitada pela sociedade envolvente ao Centro Universitário UNIFG e o desejo de docentes e discentes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, em tornar aplicável a inerência entre a prática e os conhecimentos teóricos, adquiridos em sala de aula, com vistas na responsabilidade social. Neste contexto, procurou-se investigar os impactos do projeto de Extensão AGESTAR, na formação dos estudantes de Ciências Contábeis, no que concerne a necessária vinculação entre teoria/prática. Posto que a prática é um constructo teórico e a teorização é, em si mesma, uma prática.  (MARSDEN; TOWNLEY, 1999). Desse modo, a extensão universitária se mostrou, além de tudo, instrumentalizadora de um processo dialético que envolve teoria/prática e, a partir das falas dos estudantes, foi possível identificar que o AGESTAR possibilita o reconhecimento da natureza holística entre teoria/prática e fornece subsídios para uma formação ampla e transformadora para os estudantes partícipes do projeto.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Responsabilidade Social. Práxis.

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