Anderson Fantinell de Oliveira
Gabriel Fernandes de Quadros
Liana Estela Merladete de Souza Pozeczek Koltermann

RESUMO

Crendo na violência financeira enquanto um drama familiar e percebendo o idoso enquanto parcela mais vulnerável a dívidas, nasceu o referido projeto. Desenvolvido dentro do Programa de Inovação e Cultura Educacional da FADISMA, na turma 2020 da Formação para Liderança e Colaboração Discente, é enquadrado na área de concentração Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas e na linha de pesquisa Constitucionalismo e Concretização de Direitos. O objetivo principal do projeto é analisar as práticas mais comuns de intermediários bancários com relação aos contratantes, da terceira idade, de empréstimos na modalidade consignado, que deverão reverberar em um ciclo de Webinários dirigidos a comunidade local, especificamente em faixas etárias alinhadas à geração de filhos e netos da terceira idade. Ancorado no método hipotético dedutivo, perpassando pelo estatístico e tendo como procedimento uma pesquisa de opinião, a partir da técnica de questionário online, o projeto traduz-se no (re)conhecimento das principais demandas dos consumidores idosos frente às intermediárias bancárias, bem como na elaboração de contratos idealizados frente às garantias e proteções legais ao idoso. Com as vivências detectadas a partir dos resultados obtidos com o formulário destinado a familiares e amigos de idosos, atentando-se a estratégias de segmentação em posts dirigidos nas redes sociais virtuais, espera-se indicar se os consumidores de crédito consignado são vítimas de estratégias de linguagem ou omissão de informações suficientes acerca das condições do serviço que está, ou não, contratando, podendo, finalmente, prestar o serviço de conscientização focado no então possível consumidor hipervulnerável e sua rede de relacionamento.

Palavras-chave: Consumidor. Idoso. Financeiras.

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